A osteopatia é um método de tratamento natural que procura as restrições de movimento e tensões do corpo. Qualquer perda da mobilidade natural das articulações, ligamentos, músculos ou mesmo visceral podem provocar profundos desequilíbrios no estado de saúde. A Osteopatia procura reequilibrar o organismo, restabelecendo a saúde e/ou prevenindo lesões.
A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças
Terapeuta:
Luis Ferreira
Ligado à saúde desde 1992 a exercer a sua actividade profissional em laboratórios farmacêuticos, sempre ligado ás medicinas alternativas e a exercer Osteopatia desde 2010, membro da Federação Portuguesa de Osteopatas.
Formação:
- Curso de Marketing, publicidade e relações públicas – ISLA.
- Curso de Osteopatia, com a duração de três anos mais estágio, ministrado pelo - ITS – Instituto de técnicas de saúde de Lisboa.
- Pós-graduação em Osteopatia Desportiva ministrado pelo – ISEG – Instituto superior de educação e ciências de Lisboa
Osteopatia Estrutural
É a parte da Osteopatia que se vai ocupar do sistema músculo-esquelético e da postura, com eficácia em traumatismos, disfunções relacionadas coma coluna, problemas articulares, etc.
Osteopatia e o desporto
Inúmeros atletas de alto nível beneficiam com o tratamento osteopático para manter a melhor forma física possível (Tenistas, Jogadores de futebol, Atletismo, Caminhantes, Etc.). As lesões osteopáticas vão prejudicar a perfeição dos gestos técnicos, diminuem a performance e a longo prazo podem criar lesões mais graves. Tratar as cadeias musculares e normalizar as funções articulares permite restaurar a harmonia e a eficácia no desporto.
Certos desportos como o Ténis, Golfe, Futebol ou as artes marciais provocam frequentemente distensões musculares e bloqueios vertebrais, que podem ser tratados pela Osteopatia.
Nas competições internacionais, é comum as equipas terem o acompanhamento de um Osteopata.
Benefícios
- Reestabelecer o equilíbrio corporal.
- Melhorar a circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e respiração.
- Elimina dores musculares e articulares.
- Previne lesões.
- Optimiza a prática desportiva.
Quem pode Fazer
Do recém-nascido ao idoso.
Indicações
- Entorses.
- Tendinites.
- Lesões por esforço repetitivo.
- Problemas na coluna: Escolioses, Ciatalgia, Lombalgia, Cervicalgia, etc.
- Fibromialgia – Alivio dos sintomas.
- Stress, disfunções do sono.
- Sequelas de traumatismos: Acidentes de carro, Quedas.
- ATM (Articulação Têmpora-mandibular), Bruxismo.
Mantenha-se a par de todas as nossas novidades, subscreva aqui a nossa newsletter